Blog Grupo Ciência SA!

Bem Vindo alunos e alunas,

O blog foi criado como ferramenta suporte para as aulas de Ciências do Ensino Fundamental , Química e Física para Ensino Medio.

Abraços a todos!


Professora Anaiê Mariéle.













domingo, 6 de novembro de 2011

Lixo na ESCOLA

        Todos os locais são geradores de lixo principalmente quando se trata de lugares de concentração de pessoas, que é o caso das escolas: como a do colégio, impacta lixo por todos os cantos é o que se há de falar depois do intervalo. Por isso este problema tem que se solucionar, até porque a educação também é dever da escola.


TEXTO ESCRITO PELA ALUNA: MARIELLI VARGAS
TURMA 52
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO ANDRIGHETTO

AGENTES TRANSMISSORES DE DOENÇAS

As bactérias causam muitas doenças em seres humanos e animais, desde pequenas cáries até grandes infecções que podem levar à morte. Veja abaixo uma lista das principais bactérias:
Juntamente com os microrganismos há outros agentes causadores de diversas doenças infecciosas. São invertebrados, principalmente helmintos como os vermes, juntos este grupo foram causadores de aproximadamente 11 milhões  de mortes no mundo em  2002, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os países em desenvolvimento são os mais atingidos e no Brasil, esse número é próximo a 86 mil casos de mortes por estes agentes.
TEXTO ESCRITO PELAS ALUNAS: DAYANA MATTJIE E MARIA EDUARDA
TURMA 52
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO ANDRIGHETTO

LIXO uma fonte de RIQUEZA

O lixo é uma fonte de riqueza. As indústrias de reciclagem produzem papéis, folhas de alumínio, lâminas de borracha, fibras e energia elétrica, gerada com combustão.
No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões.
O Brasil é considerado um grande “RECICLADOR” de alumínio, mas ainda reaproveitam poucos os vidros, os plásticos, as latas de ferro e os pneus.
A cidade de São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo  por dia, com até uma semana se consegue encher um estádio de futebol para 80 mil pessoas.
Perfil do LIXO produzido nas grandes cidades brasileiras:
39% papel e papelão;
16% metais ferrosos;
15% vidros;
8% rejeito;
7% plástico filem
2% embalagem longa vida;
1% alumínio



TEXTO ELABORADO PELA ALUNA: MARJANA BERNARDI.
TURMA 52
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO ANDRIGHETTO.

Tipos de LIXO

O nosso "amigo" LIXO pode ser classificado em várias categorias. São 6 categorias:

LIXO COMERCIAL:  gerado pelo setor terciário. É composto especialmente por papéis, papelões e plásticos.


LIXO INDUSTRIAL: originado das atividades do setor secundário, pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros.


LIXO DA SAÚDE: proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas de enfermarias. Composto por seringas, vidros de saúde, gaze, algodão... Este lixo é muito PERIGOSO e deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até o seu depósito final.


LIXO NUCLEAR: decorrente de atividades que envolvam produtos radioativos, entre outros...


LIXO DOMÉSTICO: também chamado lixo domiciliar ou residual, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos.... 



LIMPEZA PÚBLICA: composto por folhas em geral, galhos de árvore, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeira e movéis danificados.


Texto produzido pelos alunos: Natan  e Luan.

Turma 52.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto.

O Consumo de Lixo no Mundo

Você sabia que o mundo produz 2,3 bilhões de toneladas de lixo por ano? Os Estados Unidos produz 200 milhões de toneladas de lixo por ano.
Nosso país produz cerca de 83 milhões de toneladas de lixo por ano. O dado mais impressionante é a cidade de NEW IORK, sendo a primeira cidade em produção de resíduos com 13mil toneladas por dia de lixo.
São Paulo é a terceira cidade em produção de resíduos com 12.500 mil toneladas por dia de lixo.
Só em materiais de pneus usados (quase novos) jogam-se fora 400.00 por dia, isso corresponde a 150 milhões por ano. As embalagens de alumínio descartáveis dariam para construir 6 mil aviões DC-10 por ano. O lixo doméstico da cidade de Nova Iorque, gerado em 15 anos, da para construir uma pirâmide de 150 metros de altura, pesando 50 milhões de toneladas; a pirâmide de QUEOPS, no Egito, tem 140 metros de altura e pesa 6 milhões de toneladas. O americano comum produz em média 2 Kg de lixo doméstico por dia. Se os sacos de lixo de uma família média americana de 4 pessoas, fossem empilhados, em uma semana atingiriam uma altura de 3 metros.
VOCE SABE QUANTO TEMPO LEVA PARA A NATUREZA ABSORVER OS PRODUTOS ABAIXO??
MATERIAL
TEMPO
JORNAIS
2 A 6 SEMANAS
EMBALAGENS DE PAPEL
1 A 4 MESES
CASCAS DE FRUTAS
3 MESES
GUARDANAPOS
3 MESES
PONTAS DE CIGARRO
2 ANOS
FÓSFORO
2 ANOS
CHICLETES
5 ANOS
NYLON
30 A 40 ANOS
SACOS E COPOS PLÁSTICOS
200 A 450 ANOS
LATAS DE ALUMÍNIO
100 A 500 ANOS
TAMPAS DE GARRAFAS
100 A 500 ANOS
GARRAFAS E FRASCOS DE VIDRO
INDETERMINADO


Texto Escrito pela aluna: Emanulelle E. Elbing
Turma 52
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto.

A HISTÓRIA DO LIXO

A história do lixo se formou na Idade Média, em que os resíduos eram associados a doença e ao pecado. Tudo para os seres vivos era lixo desde as fezes até o próprio corpo em decomposição. O lixo também era conhecido como peste, porque causava várias doenças.
Durante esse tempo, o destino do lixo ficava a cargo de cada um.
A palavra “lixo” passou a designar “tudo que se joga fora”.
Lixo é qualquer resíduo sólido.
Um dos maiores problemas do lixo é que, grande parte das pessoas pensa que basta jogar o lixo na lata e o problema da sujeira vai estar resolvido. Nada disso!!! O problema só começa aí!!!

Texto Escrito pelas alunas: Julia Savicki e Isadora.
Alunas da turma 52
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Nosso "Amigo" Efeito Estufa

     Graças ao efeito estufa, a temperatura da Terra se mantém, em média, em torno de 15ºC, o que é favorável à vida no planeta. Sem esse aquecimento nosso planeta seria muito frio.
    O nome estufa tem origem nas estufas de vidro, em que se cultivam certas plantas, e a luz do Sol atravessa o vidro aquecendo o interior do ambiente. Apenas parte do calor consegue atravessar o vidro, saindo da estufa. De modo semelhante ao vidro da estufa, a atmosfera deixa passar raios de Sol que aquecem a Terra. Uma parte desse calor volta e escapa para o espaço, atravessando a atmosfera, enquanto outra parte é absorvida por gases atmosféricos (como o gás carbônico) e volta para a Terra, mantendo-a aquecida.
    No entanto desde o surgimento das primeiras indústrias, no século XVIII, tem aumentado a quantidade de gás carbônico liberado para a atmosfera.
    A atmosfera fica saturada com esse tipo de gás, que provoca o agravamento do efeito estufa. Cientistas e ambientalistas têm alertado para esse fenômeno que parece ser a principal causa do aquecimento global.
    Observe o esquema abaixo:

    Fonte: Só Biologia.